Inovação e criatividade na educação é foco do terceiro dia do Encontro Regional do SENAI

4 de julho de 2013 por   -  Sem comentários

Durante toda a semana, docentes e técnicos de educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, trocam de lugar e tornam-se alunos para aprender novas técnicas, conceitos e práticas para melhorar a aprendizagem em sala de aula.  Nesta quarta-feira, 03, o tema em destaque foi Inovação e Criatividade na Educação, abordado pelo professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing, autor de vários livros de carreira e negócios, Mário Persona. O 2º Encontro Regional de Docentes e Técnicos Educacionais do SENAI Tocantins continua até esta sexta, 05, pela manhã, no Crystal Hall, em Palmas, com cerca de 200 profissionais de todo o estado.

Mario Persona durante palestra no encontro

Para falar da importância da inovação e criatividade no ensino, Persona ressalta que a educação mudou e o profissional da área precisa acompanhar e se adequar ao novo cenário em que atua. “No passado a educação tinha o sentido de ensinar aos alunos algo, passar a informação a eles. Hoje não precisamos nem passar informações, pois os alunos têm acesso a um banco imenso de informações, qualquer aluno tem acesso a rede. Cabe ao educador hoje criar condições para que o aluno saiba usar essa informação que ele tem disponível com criatividade”, explica.
O instrutor da área de construção civil do SENAI em Porto Nacional, Marcos Maia, reconheceu na disposição das mesas redondas da capacitação, que reúnem cerca de 8 pessoas em cada, uma forma de inovação diferente do tradicional formato utilizando em auditórios por permitir uma maior interação entre os profissionais da educação. “Gostei do layout das mesas em que todos ficaram juntos porque permitindo a interatividade. É um aprendizado grande que iremos repassar para nossos alunos. Eu vou levar pra sala de aula mais criatividade”, disse.
Em sua palestra, Mário Persona aborda ainda a importância de se trabalhar o lado direito do cérebro, área responsável pelo lado artístico, criativo e sonhador das pessoas, sendo assim uma importante fonte para ir além da lógica, do pensamento cartesiano e racional, ou seja, usar a criatividade.

Docentes e técnicos atentos ao palestrante no Encontro Senai

“Um dos grandes problemas na educação são educadores que não se atualizam e continuam fazendo coisas que já não têm relevância nenhuma para os alunos. Mais do que ensinar algo, é dizer para o aluno como ele vai aplicar isso no mercado” observa Persona.

O presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins – Sigto, Sérgio Tavares, alogiou o trabalho do Senai com a realização do evento. “A missão desse evento é grandiosa, porque a transformação e a aplicabilidade de transferência de conhecimento para as pessoas nos dá a segurança de que essas gerações futuras serão as que trabalharão em prol das nossas gerações, dos nossos filhos e netos. Isso nos edifica e nos dá prazer, investir em educação e dar oportunidade para aqueles que precisam”, falou.
Camila de Oliveira, instrutora da área de Gestão do SENAI em Xambioá, vê a diversidade como o diferencial deste Encontro. “Todas as capacitações são muito produtivas. Essa se destacou pela diversidade, muitas opiniões de muitos profissionais, foi muito produtivo. Minha área trabalha muito teoria que foi muito focada aqui. Me senti muito valorizada. Com essa capacitação o SENAI aplica o que nós ensinamos na área de Gestão”, avalia.
Mais programação
Autor de vários livros na área da educação, o psicólogo Marcos Meier dá sequência ao encontro nesta quinta, 04, com as palestras: “A aprendizagem significativa e a função docente” e “Mediação em Feuerstein: “A interação professor – aluno como potencializadora da aprendizagem”. As atividades serão encerradas na sexta com a palestra “A arte de sair do lugar comum” com Marcos Zanqueta. (Priscila Cavalcante/Fieto)

Escreva seu comentário!